Regras básicas para emagrecer e manutenção do peso:

  • 1. Eduque a sua geladeira, retire as guloseimas e troque-as por alimentos frescos;
  • 2. Faça sempre quatro (04) refeições pequenas ao dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), balanceando sempre os alimentos conforme a tabela de calorias;
  • 3. Coma calma, sentado, em um lugar tranquilo;
  • 4. Diminua ao máximo as gorduras (óleos, maionese, manteiga). Devem ser consumidas em pequenas quantidades, para que de vez em quando, bem de vez em quando, você possa comer um pouco de batatas fritas;
  • 5. Utilizar muita água sem forçar sua natureza, não precisa uma de camelo! A água deverá hidratar refrescar e repor a perda de líquidos dos tecidos;
  • 6. Mastigar bem é demorado, mas você sentirá mais satisfação com a boa digestão;
  • 7. Procure sempre pelas frutas da estação, pois elas são mais baratas e mais frescas. Não se esqueça do “mamãozinho” e da velha “laranja”;
  • 8. Não fique mais de 4 horas sem comer. Isso é importante, pois você manterá os níveis de insulina num patamar de ação que facilitará o aproveitamento dos alimentos, sem contar que não terá motivo para devorar tudo o que estiver na frente na sua próxima refeição;
  • 9. A noite sua refeição deverá ser a mais leve do dia;
  • 10. Procure sempre os alimentos integrais (arroz, pão), que além de terem mais fibras, eles acabam com a fome mais rápido;
  • 11. Diminua o açúcar e os adoçantes dos sucos e sobremesas. Procure descobrir o sabor natural dos alimentos; faça o mesmo com o tempero das saladas;
  • 12. Tenha sempre um estado de vigília, perguntando a si mesmo se é realmente tal alimento que o seu corpo está pedindo.