dietaPassamos agora para a outra etapa do nosso objetivo, visando constituir durante meses uma dieta Hipo Calórica. Essa dieta estará à sua disposição em pratos individuais congelados, ou seguirá a orientação de nossa tabela simplificada de calorias. Basta que você identifique o grupo de alimentos a ser consumido e veja sua equivalência em relação a outros alimentos do mesmo grupo, e some as calorias ingeridas no dia.

É fundamental o correto uso dos fitoterápicos como auxiliar na sua mudança dietética de menor volume e menos calorias.

Acupuntura e aurículo-acupuntura são recursos valiosos no controle da ansiedade, fome e / ou compulsão. Não deixe de nos informar caso você esteja em dificuldades com alguns desses itens. Todos os alimentos produzem energia quando ingeridos e tal energia denomina-se “caloria”. Alguns são mais energéticos, outros menos, portanto, produzem mais ou menos calorias. Quando não consumimos tais calorias com exercícios ou mesmo no trabalho, armazenamos em forma de gorduras.

Em média, por dia consumimos, normalmente, 2400 calorias; logo toda dieta que nos fornece + ou – 1200 calorias / dia, com certeza estará contribuindo para o emagrecimento.

Se você observar bem, em sua dieta nada é proibido, porém você nunca deverá ultrapassar a marca de 1200 calorias / dia. Outro aspecto de extrema importância é balancear essas calorias entre os diversos grupos de alimentos, por exemplo: 01 barra de chocolate de 50 gramas, tem aproximadamente 528 calorias. Praticamente você esgotou suas calorias do dia, porém só comeu carbohidratos e gorduras (leite, manteiga e cacau). Não estará preenchendo corretamente suas necessidades metabólicas!

No seu dia-a-dia observe sempre um correto balanceamento entre os vários grupos alimentares (proteínas, carbohidratos, legumes, verduras, frutas e lactáceos). Consulte a tabela da próxima página, a cada alimento de um determinado grupo está indicado o valor calórico, portanto é só você somar o valor de cada grupo que ingerir, e não ultrapasse as 1200 calorias. Faça melhor, procure ficar entre 800 a 1000 calorias por dia. Respeite um intervalo mínimo de 8 horas entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte.

Jamais cometa o ato enganoso de passar o dia todos sem comer e deixar para comer só à noite, mesmo que você faça o número certo de calorias. Seu organismo reconhecerá essa situação de perigo e tratará de absorver o mínimo de calorias ingeridas e armazenará em forma de gordura todo o potencial restante do alimento. Portanto, fique atento e coma o mínimo necessário dentro das calorias, em pelo menos quatro (04) vezes ao dia. Isso estimulará uma constante produção de insulina e fará com que seu corpo libere gorduras livres na corrente sanguínea, para serem consumidas em forma de energia.

Essa conduta se tornará mais eficaz, quando principalmente à noite, sua última refeição for precedida por uma caminhada lenta e sossegada de pelo menos meia hora. O resultado desse procedimento poderá ser constatado após aproximadamente três (03) semana, em termos de redução da massa gordurosa e não apenas emagrecimento: é lógico que o resultado se perpetuará se você persistir nessa conduta, podendo ainda obter maiores reduções em suas medidas com o acompanhamento correto da orientação dietética.

A ginástica passiva poderá acelerar esse processo de perda de medidas.

Tudo que você conhece de dietas mirabolantes ou monoalimentares, sobre o aspecto manutenção de perda do peso corpóreo. Hoje sabemos que é possível emagrecer comendo só frutas, enchendo a boca de aftas e os dentes ficando amarelos de tanto caroteno.

Vai comer frutas a vida inteira?

Sabemos também que se comermos só carnes e gorduras e nenhum carbohidrato conseguiremos perder peso e elevamos nossos triglicérides e colesterol para altos índices de um belo infarto.

Não existem soluções mágicas, nem dietas extraordinárias.

Quer emagrecer?

Mude, programe-se!

Deseje se aquela pessoa que você idealizou coma moderadamente prefira alimentos naturais, tenha bons hábitos: caminhe e reflita e caminhe!

Seja light!

Seja moderado!

Evite sempre os excessos principalmente as associações de gorduras e massas que só lhe trarão mais gorduras para o seu corpo, se consumidas em excesso.

A perda de peso pode ser mantida quando a dieta é associada a um programa de treinamento físico. O que estaria diretamente relacionado aos efeitos psicológicos dos exercícios, ou seja: melhora do humor e autoestima, sensação de bem-estar e diminuição da ansiedade, produzindo ganho na qualidade de vida.